O Museu Memória e Tolerância é uma organização sem fins de lucro que , fundada em 1999, tem como missão difundir a importância da tolerância , a não violência e os Direitos Humanos . O Museu quer contribui para a criação de consciência individual, através da memória histórica, particularmente a partir dos genocídios e outros crimes e alertar sobre os perigos da indiferença, discriminação e a violência com o objetivo de criar nas pessoas a responsabilidade, respeito e consciência que derive na sua ação social apropriada. A sua visão é transcender, como instituição que seja autoridade na temática relacionada com a memória histórica dos genocídios, a tolerância e os Direitos Humanos, tanto a nível nacional como internacional.
O Museu foi fruto do trabalho da Associação Civil Memória e Tolerância que foi criada em 199. Esta associação tinha como objetivo criar o Centro Educacional do Holocausto e Tolerância e procurou desde a sua fundação ouvir sobreviventes do Holocausto para ,através de seus testemunhos, ser transmissor dos mesmos às novas gerações , acentuando-se assim do papel que teve este genocídio.
Em 2003, os arquitetos da Cia Legorreta receberam a tarefa de reconstruir a zona vizinha à Alameda Central, que havia sido intensamente danificada pelos terremoto de 1985, que muito afetou a Cidade do México , tendo então o Museu sido parte deste esforço de reconstrução tendo sido inaugurado no ano de 2006
Com este novo membro, a RESLAC passa a contar com 44 membros em 12 países
Os cinco Membros da RESLAC no Brasil dão as mais calorosas boas vindas ao Museu da Memória e Tolerância do México!