No dia 20 de março, no Centro de Pesquisa e Formação – Sesc São Paulo, ocorreu a segunda aula do curso Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência, realizado pelo Núcleo de Preservação da Memória Política.
Sob o tema A Função Pedagógica dos Lugares de Memória, a aula foi ministrada por Kátia Felipini, Diretora Técnica do Núcleo Memória, doutoranda na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal) e ex-coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo (2008 a 2017), e Renan Beltrame, pesquisador, educador e doutorando em Educação pela Unifesp.
Dividida em duas partes, a primeira teve como objetivo repassar alguns pontos do conceito de Lugares de Memória, elaborado por Pierre Nora. Pela sua experiência como coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo (2008 a 2017), Felipini demonstrou a dinâmica funcional e pedagógica que um Lugar de Memória precisa ter para exercer sua função educativa, citando as frentes de comunicação e musealização como imprescindíveis.
Já na segunda parte da aula, Beltrame, que é doutorando em Educação pela Unifesp, focou nas reflexões sobre a educação em museus, abordando os conceitos de educação “para” e “em” Direitos Humanos.
Especificamente sobre um Lugar de Memória traumático, ressaltou a necessidade de trabalhar a educação para o Nunca Mais, conceito que prioriza uma pedagogia elaborada para o longo prazo e que tem como objetivo conscientizar o público sobre a não repetição do período traumático, nesse caso, a ditadura militar brasileira.
O curso Vozes da Memória: Direitos Humanos e a Musealização dos Lugares de Resistência tem como objetivo abordar conceitos e reflexões sobre os Direitos Humanos através do enfoque da musealização dos Lugares de Memória, trazendo temas construídos no passado e que seguem sendo debatidos até os dias de hoje.
Composto por cinco encontros presenciais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, os temas das aulas são: “Lugares de Memória: Teoria e Conceitos”, “A Função Pedagógica dos Lugares de Memória”, “Direitos Humanos e os Lugares de Memória”, “Experiências Internacionais de Lugares de Memória” e “Lugares de Memória em São Paulo”.
Semelhante ao curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana no ano passado, os interessados podem assistir às palestras na íntegra no canal do Núcleo Memória no YouTube.