18 de julho Dia Internacional de Nelson Mandela
18 de julho - Dia Internacional de Nelson Mandela
No one is born hating another person because of the colour of his skin, or background, or his religion. People must learn to hate and if they can learn to hate ,they can be taught to love, for love comes more naturally to the human heart than its opposite
Nelson Mandela, Long Walk To Freedom, 1994
Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, origem ou religião. As pessoas devem aprender a odiar e se elas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar, pois o amor vem mais naturalmente para o coração humano do que o oposto.
Nelson Mandela, in: Long Walk To Freedom, 1994
Desde 2009, o dia 18 de julho homenageia a vida e a luta de Nelson Mandela, liderança que lutou contra a segregação racial na África do Sul (o Apartheid). Ganhador do Prêmio Nobel da Paz e falecido em dezembro de 2013.
Esta data marca também a “proteção dos direitos humanos, a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade”.
Este ano o Dia Internacional Nelson Mandela (Mandela Day) completa 10 anos, e a fundação Nelson Mandela lançou uma estratégia de ação para os próximos 10 anos, com a mobilização da sociedade e o foco em cinco áreas: educação e alfabetização, alimentação e nutrição, abrigo, saneamento e cidadania ativa.
A lembrança desta data nos serve de inspiração e motivação para seguir na construção de uma sociedade justa, igual e fraterna, por um mundo efetivamente para todas as pessoas sem distinções de raça, credo, gênero e origem.
Lembramos nesta data o grave problema do genocídio da população negra no Brasil, que atinge índices alarmantes e que carece de uma resposta urgente.