(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   XII Encontro Anual da Rede Latino-Americana e Caribenha de Lugares de Memória

Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019, realizou-se em São Paulo o XII Encontro Anual da Rede Latino-Americana e Caribenha de Lugares de Memória.

Durante três dias, os participantes do Encontro discutiram o atual momento de retrocesso em políticas públicas de Memória, Verdade e Justiça em boa parte dos países que compõem a rede.

A Casa do Povo foi o primeiro anfitrião brasileiro a receber o grupo. Após as boas-vindas, dadas pelos representantes do Lugares de Memória brasileiros, os participantes se dividiram em três GT’s para discutir possíveis contribuições para a redação final do documento “Princípios sobre Política de Memória das Américas”, a ser definido em sessão próxima da relatoria sobre o tema na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos. 

No segundo dia, foi a vez do Memorial da Resistência de São Paulo recepcionar o grupo. Após uma enriquecedora visita de apresentação da exposição de longa duração realizada pela equipe do Memorial, os participantes puderam acompanhar uma palestra e conversar com as duas convidadas da Rede Africana: dra. Shirley Gunn, da ONG Human Rights Media Centre (África do Sul) e Bernadette Abioshe French, da entidade Campaign for Good Governance (Serra Leoa). Suas experiências com processos de Memória, Verdade e Justiça em muito contribuíram para o rico debate que se seguiu na parte da tarde, em que o grupo trouxe informações sobre como se constituíram as Comissões da Verdade em seus respectivos países.

Fechando o Encontro, o último dia foi realizado no Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Os participantes puderam receber atualizações sobre os recentes trabalhos iniciados das Comissões da Verdade da Colômbia e do México e depois assistir apresentações sobre alguns dos representantes de sítios de memória presentes no evento. Foi apresentado o trabalho da RESLAC no último ano, bem como os próximos integrantes da rede: LUM - Lugar de Memória, la Tolerancia y la Inclusion Social, da cidade de Lima no Peru e Museo Memoria y Tolerancia da Cidade do México, no México. Também foi discutida a possibilidade de ingresso de sítios de memória digitais mas sem se chegar a um consenso dada a ampla discussão. No final, todos realizaram uma agradável visita mediada pelo Museu da Imigração.

Foi definido que o próximo Encontro Anual da RESLAC será realizado em Santiago, no Chile, em 2020.

Galeria de Fotos

Galeria de Vídeos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp