(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Visita mediada mensal ao antigo DOI-Codi - 13 de novembro

No dia 13 de novembro, o Núcleo Memória realizou mais uma visita mediada mensal ao antigo DOI-Codi. Nesta edição, o grupo foi composto principalmente por estudantes da ARCO Escola-Cooperativa, acompanhados pela professora Tatiana. 

A atividade teve início com uma apresentação conduzida pelo historiador e educador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues, que destacou o histórico da entidade e suas iniciativas em lugares de memória, como o Memorial da Resistência de São Paulo, o projeto do Memorial da Luta pela Justiça e os esforços pela transformação do antigo DOI-Codi em um memorial. 

Na sequência, o diretor executivo do Núcleo, Maurice Politi, forneceu um panorama histórico da Operação Bandeirantes (Oban) e do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), contextualizando o papel desse órgão repressivo durante a ditadura civil-militar. 

Dando continuidade à visita, o ex-preso político Emilio Ivo Ulrich compartilhou suas memórias sobre o período em que esteve detido no antigo centro de repressão e tortura, trazendo relatos marcantes de sua experiência. 

Na segunda etapa, o grupo percorreu o interior do prédio, onde grande parte das torturas e assassinatos foi realizada. Ao final da visita, o historiador César Novelli reiterou que, embora seja uma experiência desafiadora, ela é essencial para a formação humanitária e para a compreensão crítica da história. 

O programa de visitas mediadas do Núcleo Memória teve início em 2017 e, desde então, já levou cerca de cinco mil pessoas para conhecer as dependências do antigo DOI-Codi. 

A próxima visita está marcada para o sábado, dia 14 de dezembro, às 10h, e as inscrições serão abertas em breve. 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp