Foto: Gabriela Beraldo
O Núcleo Memória e o Memorial da Resistência de São Paulo encerraram as atividades dos Sábados Resistentes de 2016 no dia 26 de novembro homenageando o militante Sergio Motta, que completaria 76 anos no último sábado.
Sergio Motta ficou conhecido por ter ocupado o cargo de Ministro das Comunicações de 1994 a 1998, quando faleceu aos 57 anos. No entanto, sua vida política começou nos anos 1960 no movimento estudantil. Durante a ditadura civil-militar atuou junto à resistência como administrador da revista Movimento. Com a redemocratização, ocupou diversos cargos públicos até ser nomeado ministro.
Estavam presentes na mesa de debate colegas de trabalho e resistência de Motta. Raimundo Pereira e Elifas Andreato falaram sobre a revista Movimento, na qual trabalharam sob a administração de Motta. Eles destacaram traços da personalidade do homenageado e sua atuação intensa no semanário. Andreato também acompanhou Motta em seu trabalho na produtora cultural Difusão como programador visual e pode contar sobre esse período pouco conhecido da trajetória do ministro. Já Duarte Pereira e Aldo Arantes, ambos militantes da Ação Popular (AP) ao lado de Motta, contaram sobre seu lado ativista e corajoso.
Da plateia, que reuniu mais de 90 pessoas, vieram mais depoimentos sobre a convivência com Sergio Motta, incluindo de sua esposa, Wilma Motta. Estavam presentes também amigos e familiares do homenageado.