(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente realiza edição em memória aos 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia

Foi realizado no dia 29 de abril, o quarto Sábado Resistente do ano, dessa vez em uma parceria com a Casa do Povo e Observatório Judaico pelos Direitos Humanos. O título do encontro foi 80 anos do levante do Gueto de Varsóvia - Lembrar para não esquecer, onde foi lembrada a resistência heroica dos jovens e debatida a questão das origens do nazismo e seus reflexos na atualidade. Desde a memória da resistência ao nazismo até o crescimento do discurso extremista no Brasil, registrado no relatório do Observatório Judaico exposto no evento. Você pode assistir essa edição clicando aqui.

 

A primeira fala da tarde foi Lilian Starobinas, Mestre em História pela Universidade de São Paulo e Doutora em Educação na mesma Universidade, que fez de forma muito didática uma retomada do contexto político e social em que o nazismo ascendeu na Alemanha. Em seguida, a professora pontuou a origem do antissemitismo e suas consequências para sociedade, por fim, chegando até as formas encontradas para resistir.

 

Em seguida, Samuel Neumann, membro fundador do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil, trouxe uma apresentação do último relatório sobre o neonazismo e antissemitismo no Brasil. Com dados alarmantes, o relatório mostra que no período eleitoral de 2022 houve um arrefecimento do discurso extremista e dos casos de atos neonazistas no Brasil. O documento pode ser conferido clicando aqui. 

 

Por fim, a maestrina Hugueta Sendacz do Coral Casa do Povo fez um apresentação do Hino dos Partisans, canção entoada pelos heróis anônimos que se refugiaram nas florestas, guetos e zonas rurais para organizar a resistência contra o nazismo.

 

O ciclo 2023 dos Sábados Resistentes têm como tema gerador os conceitos e exemplos históricos a respeito de Totalitarismos e Resistências, com o objetivo principal de refletir sobre a proliferação, desde as primeiras décadas do século XX, de vários movimentos de caráter totalitário, grupos integralistas, neonazistas, neofascistas e outros de natureza antidemocrática, que mostraram sua aversão ao respeito aos Direitos Humanos e à tolerância necessária para o convívio social. 

 

Os Sábados Resistentes são uma atividade em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo desde o ano de 2008.  O próximo Sábado Resistente será no dia 27 de maio, e terá como tema Totalitarismos no século XX: Nazismo, Fascismo e Integralismo.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp