Foto: André Santa Rosa/Divulgação
No sábado, dia 4 de março, foi inaugurado o ciclo 2023 dos Sábados Resistentes, atividade em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo desde o ano de 2008.
Este novo ciclo tem como tema gerador os conceitos e exemplos históricos a respeito de Totalitarismos e Resistências, com o objetivo principal de refletir sobre a proliferação, desde as primeiras décadas do século XX, de vários movimentos de caráter totalitário, grupos integralistas, neonazistas, neofascistas e outros de natureza antidemocrática, que mostraram sua aversão ao respeito aos Direitos Humanos e à tolerância necessária para o convívio social.
Por esta razão, como maneira de iniciar esse debate, optou-se por um tema relacionado especificamente às novas políticas anunciadas pelo novo governo nessa área, tendo como título Direitos Humanos: desafios e caminhos do novo governo. Nesta ocasião, contamos com a presença de dois importantes convidados: Renato Simões, ex-deputado federal e atual Secretário Nacional de Participação Social da Secretaria de Governo, e Luís Nassif, jornalista e criador do jornal eletrônico GGN.
Os convidados deram, cada um à sua maneira, uma visão geral sobre o caráter nocivo do desmonte nas políticas sociais ocorrido nos últimos quatro anos e expuseram algumas das principais dificuldades para fazer valer efetivamente o slogan União e Reconstrução que assumiu o novo governo.
Ambos concordaram que a mobilização da sociedade é vital, mais do que nunca, para que se fortaleçam as medidas que estão se esboçando para dar andamento a uma verdadeira política que atenda às necessidades da diminuição da desigualdade, do combate à fome e de respeito a todos os segmentos sociais. Depois das exposições de cada um dos convidados houve uma sessão de perguntas e respostas com o público presente no auditório e dos que acompanhavam virtualmente o debate.
O próximo Sábado Resistente será em 1º de Abril, dia em que lembraremos os 59 anos do Golpe Civil-Militar, que em 1964 tomou conta do país por 21 anos, em um Ato em Homenagem às vítimas do regime.