No sábado, dia 24 de junho, ocorreu o último Sábado Resistente do semestre. O evento lançou, no Memorial da Resistência de São Paulo, o livro-relatório do Ministério Público Federal Crimes da Ditadura. A obra, de quase 350 páginas, contém um resumo de todas as 27 ações penais ajuizadas até o presente, em face de 47 agentes, envolvidos em 43 crimes cometidos contra 37 vítimas.
VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO FLICKR
Para debater o tema estavam presentes a Subprocuradora Geral da República Luiza Cristina Frischeisen, o Procurador da República no Rio de Janeiro e autor do relatório, Sergio Gardenghi Suiama, e José Carlos Moreira da Silva Filho, professor da escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e ex-Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Brasil.
Durante o debate, o público se interessou, principalmente, na atualidade do tema. Falou-se sobre os casos de tortura no cárcere e violência policial ontem e hoje, fazendo um paralelo entre a vivência da plateia, que incluía desde jovens secundaristas até ex-presos políticos.
Os Sábados Resistentes compõem um projeto de parceria do Núcleo Memória e do Memorial da Resistência desde 2009. Os debates ocorrem uma ou duas vezes ao mês, sempre entorno de temas relacionados à ditadura e aos direitos humanos. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para saber a programação.