No dia 4 de novembro, Maurice Politi, diretor executivo do Núcleo Memória, participou de uma roda de conversa no Memorial da Resistência com 66 alunos do Colégio Santa Marcelina, do 9º ano e da 3ª série do ensino médio, acompanhados pelas professoras Gislene Lacerda e Gabriela Bollier.
A atividade começou com uma visita guiada ao espaço carcerário do Memorial e seguiu com uma conversa produtiva de mais de uma hora, em que Maurice, ex-preso político, compartilhou seu testemunho sobre o período da ditadura. Os estudantes fizeram perguntas sobre a censura, as perseguições e as violências sofridas durante o regime.
Depois, os alunos escreveram suas impressões sobre a visita. Alguns dos relatos destacam a importância dos lugares de memória, como o Memorial da Resistência, para conscientizar as novas gerações sobre o passado ditatorial do Brasil. “Algo que me tocou profundamente foi ouvir o relato de alguém que viveu essa realidade. Maurice mencionou que ‘viver na ditadura é viver com medo’, o que me impactou. Para nossa geração, que tem liberdade política, pensar nisso parece distante, mas está realmente muito próximo. Fiquei especialmente impressionado quando ele contou que só pôde votar pela primeira vez aos 41 anos.”, escreveu um dos alunos.