O Núcleo Memória esteve presente no 45º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (CONUBES) realizado entre os dias 14 e 16 de junho no Ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte (MG).
O historiador, educador e pesquisador do Núcleo Memória, César Novelli Rodrigues, participou representando a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, na condição de membro da Direção Executiva da entidade. César participou do ato de abertura do congresso na mesa intitulada “Golpe Nunca Mais! 60 anos de Luta por Memória, Verdade e Justiça, uma Homenagem à Edson Luis de Lima Souto”.
O estudante secundarista, Edson Luis foi assassinado no dia 28 de março de 1968, baleado por policiais durante um protesto no Rio de Janeiro que reivindicava melhorias no restaurante estudantil Calabouço. Natural de Belém, no Pará, Edson era muito pobre e tinha chegado ao Rio dois meses antes, atrás de uma vida melhor. Ele estudava no Instituto Cooperativa de Ensino, ao lado do Calabouço, e fazia bicos de faxina, mas não tinha onde morar e dormia no restaurante. Para o menino, defender o Calabouço era como defender a própria casa. Sua morte afetaria o curso da história do país.
Compuseram a mesa junto ao historiador, o ex-preso político e membro do Centro Cultural Manoel Lisboa, Edival Cajá, a ex-presa política Jô Moraes, e o assessor especial do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Nilmário Miranda. Ao final do ato, todos foram condecorados com a Medalha Edson Luis, patrono da luta dos estudantes secundaristas.