O Núcleo Memória participou, no dia 17 de outubro, do I Encontro da Rede de História Oral, promovido pelo Memorial da Resistência de São Paulo e que integra o Programa Conexões Museus SP, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).
Neste primeiro encontro, participaram diversos grupos, coletivos e organizações que trabalham com a metodologia da História Oral. Entre eles: Núcleo Memória, Memorial da Resistência de São Paulo, Museu da Pessoa, Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP), Instituto Bixiga, Acervo Bajubá, Casa do Povo, Museu da Imigração, Memória Carandiru, Fundação Memorial de Brumadinho, entre outros.
Um dos objetivos da Rede é o compartilhamento de experiências, bem como a criação de uma articulação que tenha como base as metodologias de pesquisa a partir de fontes orais, coletadas através das entrevistas.
O historiador e pesquisador César Novelli Rodrigues, responsável pelo Programa de História Oral do Memorial da Luta pela Justiça, cuja implantação é coordenada pelo Núcleo Memória, participou do encontro representando a entidade. A Rede deverá se reunir novamente nos próximos meses.