Foto: Núcleo Memória/Divulgação
Foi com grande pesar que a equipe do Núcleo de Preservação da Memória Política tomou conhecimento do falecimento do companheiro Heládio José Leme, ocorrido na madrugada do dia 23 de julho.
Heládio José de Campos Leme nasceu em 04/02/1949, na cidade de Amparo, e se mudou para a capital em 1966 para completar seus estudos universitários na Faculdade de Economia da USP. Trabalhou como bancário, com atuação destacada no Sindicato da categoria, onde liderou uma célula da organização clandestina Ação Popular (AP).
Aderiu posteriormente à Ação Popular Marxista-Leninista (APML), sendo preso duas vezes pelo regime nos anos de 1971 e 1972. Foi condenado pela Justiça Militar a 9 meses de detenção, que cumpriu nas celas do DEOPS e do Presídio Tiradentes.
Depois que se aposentou como professor universitário de Economia e Ciência Política, passou a dedicar-se à defesa dos Direitos Humanos, incorporando-se com entusiasmo ao Núcleo Memória como professor voluntário, sendo o idealizador do curso “Ditadura, História e Memória”, em 2014. Atuou conosco como coordenador do curso por três anos, e sua aula sempre foi uma das que obteve maior sucesso: centenas de alunos se interessavam pela sua experiência pedagógica.
À sua companheira, familiares, companheiros, amigos e amigas desejamos nossa mais calorosa solidariedade e expressando os nossos sentimentos mais profundos por esta lamentável perda.
Heládio Presente! Agora e Sempre!