O Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para o Sábado Resistente do mês de dezembro, que será realizado no próximo dia 10, às 14h, no Auditório Vitae (5º andar do Memorial da Resistência- Rua General Osório 66 – Luz – ao lado da Sala São Paulo).
O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), com transmissão através dos canais do Youtube do Núcleo Memória @nucleomemoria, Facebook do Memorial da Resistência @memorialdaresistenciasp e do Tutaméia @tutameiaTV.
Com o intuito de dar um fechamento à temática geral que guia o ciclo 2022 do Sábado Resistente (“A Construção da Cidadania no Brasil), teremos neste último Sábado Resistente do ano o lançamento oficial do catálogo da exposição que, desde o mês de junho ocupa o terceiro andar do Memorial da Resistência e que retrata as lutas da população negra no estado de São Paulo por mais de um século. A exposição evidencia o papel fundamental da luta antirracista para a construção da cidadania e da democracia no país.
Esta mostra, que continua a atrair centenas de visitantes ao Memorial da Resistência todos os meses, tem curadoria do sociólogo e escritor Mário Augusto Medeiros da Silva e aborda diferentes experiências coletivas que se organizam ao longo do fio da memória da população negra no Estado. A exposição foi pensada em oito eixos que formam conexões de luta por direitos humanos, solidariedade antirracista e afirmação da vida negra como forma de resistência e cidadania.
Por ocasião do lançamento do catálogo impresso da mostra, realizado com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil, teremos uma mesa com colaboradores da exposição a fim de debater com o público as experiências de pesquisa, preservação e difusão da memória negra e as várias as estratégias que tornaram esta exposição uma das mais potentes e elucidativas sobre a resistência negra no Estado.
Estarão conosco o curador Mario Medeiros, a pesquisadora Pâmela Almeida, a arquiteta Isabel Xavier, e o jornalista Nabor Jr. codiretor da revista Menelick 2º ato.
Ao final do evento, será distribuído gratuitamente o catálogo da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência.
PROGRAMAÇÃO
14:10/ 14:20 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Coordenadora do Memorial da Resistência) e Maurice Politi (Núcleo Memória)
14:20/ 15:30 – Formação da mesa e palavras dos convidados
15:30/16:00 – Debate
16:00 – Lançamento do catálogo oficial da mostra
CONVIDADOS
Mário Augusto Medeiros
Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth - AEL/Unicamp (2020-). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa.
Pâmela Almeida
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Premiada no 2º Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, no ano de 2013, com a publicação do livro Os vigilantes da ordem: a cooperação DEOPS/SP e SNI e a suspeição aos movimentos pela anistia (1975-1983). Trabalhou como consultora da Comissão de Anistia e Pesquisadora Júnior da Comissão Nacional da Verdade.
Isabel Xavier
Diretora de arte, arquiteta, pesquisadora e doutoranda em Design na FAU-USP. Assinou direção de arte de filmes (longas, curtas e videoclipes) como Racionais: Das ruas de São Paulo para o mundo, dirigido por Juliana Vicente; Um ano inesquecível – Outono, dirigido por Lázaro Ramos, entre outros. Foi indicada ao Prêmio de Melhor direção de arte, pela Academia Brasileira de Cinema, em 2017, por seu trabalho no filme Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco. Como arquiteta, realiza projetos expográficos para mostras em diversas instituições culturais do país. Sua pesquisa tem foco no processo criativo e estratégias projetuais de filmes e exposições cujo mote é a reescrita da história negra e imaginação afro-diaspórica.
Nabor Jr.
Fundador e co-diretor da revista O Menelick 2º Ato. Jornalista especializado em jornalismo cultural e fotógrafo (assina com o pseudônimo MANDELACREW), também atua como pesquisador e curador com foco na produção artística negro brasileira.
MEDIAÇÃO
Oswaldo Oliveira Santos Junior - Mestre em Ciências da Religião. Formado em Geografia, Teologia e História. Professor Universitário e coordenador do Núcleo de Formação Cidadã e das Disciplinas de Formação Geral e Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Diretor do Núcleo Memória e Coordenador da Pesquisa Histórica para o Memorial da Luta Pela Justiça. Assessor e Professor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo.
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
Telefone: 55 11 3335-5910 • Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
comunicacao@memorialdaresistencia