No dia 30 de março, Maurice Politi, diretor executivo do Núcleo Memória, foi convidado a participar da aula inaugural do curso anual promovido pelo grupo Vladimir Herzog da Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular.
O evento teve lugar no foyer do CEU da Vila Rubi, local onde o curso é realizado anualmente. Mais de 80 alunos e alunas, em preparação para o vestibular, marcaram presença no evento, que começou com a empolgante apresentação de um slam pelo MC Cérebro, intitulado Eternos Suspeitos, abordando a luta antirracista e a realidade dos jovens na periferia.
Após as palavras da coordenadora do curso, Alessandra Felix, e da vereadora Luana Alves, que mencionou a nova frente da Rede Emancipa Saúde, deu-se início a uma Roda de Conversa com Maurice sobre o período da ditadura civil-militar e suas consequências e legados até os dias atuais.
Os jovens estudantes participaram ativamente desse diálogo, formulando perguntas instigantes e contribuindo significativamente para a discussão.