Gegê Lemos visita o Núcleo Memória
Em junho de 2018, Gegê Lemos, a nova coordenadora da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência (ICHS), visitou o Núcleo Memória para conhecer melhor o trabalho realizado pela organização.
Confira um trecho do artigo publicado no Boletim da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência
´´Em junho de 2018, tive o privilégio de me unir com a Coalizão como Gerente Regional de Programas para África, América Latina e Caribe. Como professional de museu que vive a metade do ano no Brasil, há muito tempo que escuto sobre o excelente trabalho realizado pelos quatros Sítios de Consciência no país. No início de julho tive a oportunidade de visitar dois dele: nossos membros de São Paulo, Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência de São Paulo.
Maurice Politi, um sobrevivente da ditadura brasileira e cofundador do Núcleo, me acompanhou em seu trabalho com o diretor financeiro, Oswaldo de Oliveira Santos Jr, compartilhando a missão da organização de comemorar as lutas políticas no Brasil desde a perspectiva dos ex-presos políticos e lutadores pela liberdade. O Núcleo é um centro de investigação e arquivo com o objetivo de promover políticas públicas e educação que advoguem pelos direitos humanos na atualidade
(...)
O projeto mais recente da organização é uma associação com o departamento de memória da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) para o desenvolvimento do Memorial da Luta pela Justiça, um museu que se baseará em um antigo tribunal militar de São Paulo, onde os acusados de conspirar contra o Estado foram julgados em virtude de um processo civil-militar. O lugar, uma casa de patrimônio no distrito de Bela Vista, leva memórias carregadas relacionadas com as graves violações de direitos humanos e a falta de acesso a justiça.
(...)´´
Leia aqui o artigo na íntegra: https://bit.ly/2vZl5kW