(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Estudantes e professores do Colégio Integrado Monteiro Lobato (Itu/SP) visitam a Exposição “Ausências”, no SinproCultura

Estudantes no auditório do SinproSP.

No dia 31 de agosto, o Núcleo Memória recebeu estudantes e professores do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Integrado Monteiro Lobato (Itu/SP), para uma visita educativa à exposição Ausências. A mediação e apresentação da atividade ao grupo de 16 pessoas foi feita por Renan Beltrame e Katia Felipini, com a participação do professor Marcelo Henrique Leite, que organizou a visita.

A partir da narração do making off da produção da exposição, o grupo debateu sobre a importância de se humanizar a história, que muitas vezes é apresentada em números e de forma impessoal, a exemplo dos casos de desaparecimentos e assassinatos nas Ditaduras da América do Sul ao longo do século XX, e das vítimas da epidemia de Covid-19 nos dias atuais.

Na sequência, o educador Renan buscou estabelecer pontes entre os assuntos abordados e o conhecimento sobre o período ditatorial no Brasil, a análise sobre a Operação Condor,  como ela havia afetado a vida de inúmeras pessoas na América do Sul, incluindo a do fotógrafo Gustavo Germano, que teve seu irmão desaparecido pela ditadura na Argentina. As discussões visavam entender quais eram os conhecimentos prévios trazidos pelo grupo e possibilitar caminhos para o diálogo na exposição. 

A exposição reúne doze pares de fotografias, projeto de autoria de Gustavo Germano, a partir de fotos de álbuns de famílias vítimas da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e fotografias atuais, produzidas com familiares e amigos nos mesmos locais, evidenciando as ausências.

Ausências, exposta na sede do SinproCultura (Rua Borges Lagoa, 170), é resultado da parceria entre o Sindicato dos Professores de São Paulo e do Núcleo de Preservação da Memória Política.

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp