“Potenciais da educação em e para os direitos humanos no Brasil a partir de Lugares de Memória” foi o tema da sétima aula, promovida pelos historiadores Renan Beltrame e César Novelli Rodrigues, no curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, do Núcleo Memória.
Com ampla experiência como pesquisadores de Lugares de Memória sobre o período da ditadura civil-militar e no setor educativo de espaços museológicos, Beltrame e Rodrigues traçaram um histórico sobre os princípios do processo pedagógico e suas dinâmicas nos espaços de Lugares de Memória.
Em complemento a teoria, pontuaram as classificações e reflexões sobre o direito à memória e à verdade no contexto brasileiro, lembrando de políticas públicas e iniciativas da sociedade civil, citando o Memorial da Resistência, Memorial da Luta Pela Justiça e o memorial em construção no ex-DOI-Codi.
Ao comentarem sobre esses espaços, abordaram a importância de compreender o público alvo que visita e participa das atividades apresentadas, diferenciando processos educativos colocados para crianças, jovens e adultos, se tratando de temas sobre memórias difíceis.
Por fim, sinalizaram os diferentes tipos de materiais de apoio pedagógico apresentados em Lugares de Memória que complementam as discussões apresentadas pelo setor educativo, como os testemunhos (coletas, entrevistas e relatos), contação de histórias, jogos (como o jogo da memória) e reconhecimento de imagens.
Composto por sete encontros presenciais no auditório do Sesc Vila Mariana, a atividade também inclui uma visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP, um Lugar de Memória tombado pelo Condephaat, promovida mensalmente pelo Núcleo Memória.
O curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil é realizado desde 2013 e tem como objetivo aprofundar debates pedagógicos sobre a ditadura civil-militar e os desafios políticos contemporâneos, conectando a relevância cultural e política dos Lugares de Memória às reflexões atuais.
As edições anteriores do curso estão disponíveis no canal do Núcleo Memória no YouTube e podem ser acessadas por meio deste link.