No dia 12 de novembro, no Sesc Vila Mariana, aconteceu a quinta aula do curso anual Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política. A aula foi ministrada pelo professor Flávio Bastos e teve como tema “Experiências Internacionais de Lugares de Memória”.
Com profundo conhecimento sobre lugares de memória e justiça de transição no âmbito internacional, Bastos apresentou os conceitos fundamentais de Lugares de Memória, originados na historiografia, complementando-os com reflexões sobre memórias coletivas e individuais.
Durante a aula, o professor utilizou exemplos culturais, como filmes e séries, para ilustrar memórias traumáticas relacionadas a eventos como a Segunda Guerra Mundial e o genocídio indígena durante a ditadura civil-militar no Brasil.
Bastos destacou que, além dos espaços físicos, os lugares de memória incluem diversas formas de expressão cultural, como documentos, fotografias, filmes, relatos testemunhais, espaços arquitetônicos, ações artísticas e locais públicos. Ele também abordou a importância desses elementos para a preservação e o entendimento de patrimônios históricos e culturais.
Referência na área do direito, o professor discutiu questões relacionadas a crimes de guerra e ações que transformaram o debate sobre memória histórica, enfatizando a necessidade de institucionalizar políticas de memória que concretizem os princípios do Nunca Mais e da não repetição.
O curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, oferecido desde 2013, busca aprofundar debates sobre a ditadura civil-militar e os desafios políticos contemporâneos, relacionando a relevância cultural e política dos Lugares de Memória com reflexões sociais atuais.
Composto por sete encontros presenciais no auditório do Sesc Vila Mariana, o curso também inclui uma visita mediada ao antigo DOI-Codi/SP, atividade promovida mensalmente pelo Núcleo Memória nesse importante Lugar de Memória, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
As edições anteriores do curso estão disponíveis no canal do Núcleo Memória no YouTube e podem ser acessadas por meio deste link.