APRESENTAÇÃO
O curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” visa promover o aprofundamento e a discussão sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e o período atual, e refletir sobre a pedagogia dos lugares de memória, considerando que o olhar sobre o patrimônio carrega potencialidades de traçar paralelos entre passado-presente e estabelecer diálogo sobre a democracia brasileira, o momento político e os direitos humanos na atualidade.
O curso busca refletir, ainda, sobre as abordagens conceituais e teóricas da ditadura brasileira, dos lugares de memória e dos direitos humanos. Discute experiências internacionais, nacionais e da cidade de São Paulo sobre as políticas de memória e de preservação a partir das experiências de musealização, das perspectivas e dos debates em torno desses espaços-símbolos, tais como o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (Memorial da Luta pela Justiça), as dependências do antigo DOI-Codi (atualmente 36ª Distrito Policial da Vila Mariana) e o prédio que abriga o Centro Universitário da USP (MariAntonia), dentre outros.
OBJETIVOS GERAIS
- Refletir sobre a historiografia das ditaduras no Brasil (1937-1945 e 1964-1985);
- Discutir sobre as manifestações de resistência política organizada pela sociedade, do controle e da repressão do Estado brasileiro durante o regime ditatorial e na atualidade;
- Ampliar o conhecimento por meio do diálogo sobre as políticas de memória instituídas após a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985);
- Compartilhar os conceitos de lugares de memória, sua potencialidade pedagógica em experiências internacionais, nacionais e na cidade de São Paulo, desvelando aspectos das disputas em torno da memória e do esquecimento;
- Compreender a importância da defesa do Estado Democrático de Direito e dos Direitos Humanos.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período: 15/09 a 17/11
Horário: das 9h às 12h
Carga horária total: 30 horas
Público-alvo: Aberto a todos os públicos
Vagas: 84 vagas para certificação (para inscritos com 75% de presença)
Valor: gratuito
Local: Salão Nobre do Centro Universitário da USP MariAntonia (Edifício Rui Barbosa – Rua Maria Antônia, 294)
Organização: Núcleo de Preservação da Memória Política (NM)
Apoio: Centro Universitário da USP MariAntônia
Certificação: Universidade de São Paulo (USP)
PROGRAMA
Responsáveis: Maurice Politi / Oswaldo Oliveira / César Rodrigues (Equipe Núcleo Memória)
Módulo 1 – 15/09 (sexta-feira)
Boas-vindas e Apresentação do Curso
Maurice Politi / César Rodrigues (Equipe Núcleo Memória) e Centro Universitário MariAntonia
Aula: “Ditadura civil ou militar (1964-1985)?: do golpe de Estado à gênese do regime”
Ministrante: Marcos Napolitano (Departamento de História – FFLCH/USP)
Ementa: História e historiografia nos anos anteriores e no contexto do golpe de Estado de 1964. Caracterização do Governo João Goulart; a definição de Golpe de Estado.Caracterização da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). Estudo do regime militar brasileiro após 1964. Os conceitos: negacionismo, revisionismo e relativismo histórico.
Confira como foi esse encontro.
Módulo 2 – 22/09 (sexta-feira)
Aula: “Estruturação e operação do aparato repressivo”
Ministrante: Maurice Politi (Diretor do Núcleo Memória)
Ementa: Estudo da construção do aparato repressivo na ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985); a Doutrina de Segurança Nacional. Introdução aos Atos Institucionais no Brasil. Estabelecimentos de relações entre os órgãos de repressão: SNI (Sistema Nacional de Informações), DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna) e Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo). A Operação Condor. A participação da CIA no golpe de 1964.
Confira como foi esse encontro.
Módulo 3 – 29/09 (sexta-feira)
Visita a exposição “Batalha do MariAntonia”
Aula: “Resistências políticas na luta pela democracia”
Ministrante: Oswaldo Oliveira (Universidade Metodista)
Ementa: Introdução à trajetória das lutas sociais e de resistência no Brasil. Análise das resistências da sociedade civil e as lutas pela democracia no Brasil (1964-1985). Definição de Educação em Direitos Humanos. Caracterização do processo de redemocratização no Brasil a partir de 1985.
Confira como foi esse encontro.
Módulo 4 – 06/10 (sexta-feira)
Aula: “Preservação do patrimônio cultural”
Ministrante: Deborah Neves (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico - UPPH-Condephaat)
Ementa: O conceito de patrimônio histórico e cultural. Caracterização de tombamento e preservação. Arqueologia da repressão e cartas patrimoniais. Estudo do caso do Tombamento do complexo do antigo DOI-Codi e a preservação de Lugares de Memória da Ditadura em São Paulo.
Confira como foi esse encontro.
Módulo 5 – 20/10 (sexta-feira)
Aula 1: “Os conceitos de lugares de memória e as experiências brasileiras”
Ministrante: Julia Gumieri (Memorial da Resistência de São Paulo)
Ementa: Conceitos de Lugares de Memória. A interface entre Lugares de Memória e Direitos Humanos: a experiência do Memorial da Resistência de São Paulo. Coalizão Internacional dos Sítios de Consciência. Rede de Lugares de Memória da América Latina e Caribe. A Rede Brasileira de Lugares de Memória. A relação dos Lugares de Memória com a Justiça de Transição. A memória como política de Estado. A potencialidade dos Lugares de Memória para a Educação em Direitos Humanos.
Aula 2: “Experiências internacionais de lugares de memória”
Ministrante: Flávio Bastos (Escola Superior de Advocacia / Universidade Mackenzie)
Ementa: Espaços memoriais internacionais que passaram por situações de conflito e que, ao longo do tempo, foram ressignificados em Lugares de Memória. Campos de concentração, prisões, monumentos. Memória coletiva. Proteção internacional da Memória (histórica, artística, religiosa, arquitetônica, patrimônio cultural). Negacionismo.
Confira como foi esse encontro.
Módulo 6 – 27/10 (sexta-feira)
Aula: “Democracia brasileira e suas fragilidades”
Ministrante: Paulo Vannuchi (ex-Ministro dos Direitos Humanos)
Ementa: A continuidade de uma ditadura em sociedades (re)democratizadas. Direito à memória enquanto direito humano. Os direitos humanos como marco educativo para o processo civilizatório.
Visita a exposição “Imagem & Testemunho”
Módulo 7 – 10/11 (sexta-feira)
Aula: “Potenciais da Educação Em e Para os Direitos Humanos no Brasil a Partir de Lugares de Memória”
Ministrantes: César Novelli Rodrigues e Renan Beltrame (Núcleo Memória / Memorial da Luta pela Justiça)
Ementa: Partindo das experiências vivenciadas na trajetória profissional, os professores abordam as potencialidade da Educação Em e Para os Direitos Humanos em lugares de memória relacionados à ditadura na cidade de São Paulo/SP, e discutem conceitos e perspectivas teóricas que possibilitam a compreensão e análise de questões no campo da Educação em espaços não-escolares.
Confira como foi esse encontro.
Módulo 8 – 17/11 (sexta-feira)
Aula: “Visitas a lugares de memória: Prédio do antigo DOI-Codi”
Ministrantes: Equipe do Núcleo Memória
Ementa: Visita mediada ao prédio do antigo DOI-Codi.