Foto: Oswaldo Oliveira
No último dia 10 de dezembro, sábado, os 40 alunos da 4ª edição do curso Ditadura: História e Memória se despediram dos encontros. As aulas aconteceram aos sábados, desde o dia 12 de novembro, no prédio da antiga Auditoria Militar de São Paulo, futuro Memorial da Luta pela Justiça. O curso teve o apoio da OAB-SP, da Oak Foundation e da Universidade Metodista de São Paulo.
O curso seguiu a mesma estrutura dos anos anteriores: cinco aulas, ministradas por cinco professores diferentes, que abrangem temas diversos relacionados à repressão, resistência e luta por justiça durante a ditadura civil-militar brasileira e após a redemocratização. Os professores foram os três diretores do Núcleo Memória Ana Paula Brito, Maurice Politi e Oswaldo de Oliveira, o conselheiro e coordenador do curso Heládio Leme, e o convidado externo Marcelo Ridenti, sociólogo e escritor.
Nesta edição, os alunos selecionados eram educadores e professores populares. O objetivo final do curso era capacitar pessoas para difundir conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar e também das lutas por memória, verdade e justiça que seguem até hoje.
Em sua fala de encerramento, Heládio Leme expressou aos alunos sua felicidade com o sucesso do curso: “Apesar da conjuntura ser difícil – se avizinham coisas muito ruins para o povo brasileiro –, o fato de ter vocês aqui e saber que são reprodutores do que se diz no curso, nos alegra. Nós sentimos, como disse Ana Paula, aquele comichão interno”.