Memória em Ação
janeiro/25

EDITORIAL

O ano de 2024 foi marcado por desafios importantes, novos projetos significativos e conquistas memoráveis. Em um cenário de reconstrução em diversas áreas dos Direitos Humanos no país, nossas atividades ao longo do ano refletiram um compromisso contínuo com a defesa de valores essenciais para a consolidação democrática e a busca pela redução da desigualdade social por meio da educação, da cultura e do conhecimento.

Ao iniciarmos um novo ano, que sabemos também será desafiador, entregamos a vocês, nossos amigos e leitores, uma retrospectiva que revisita os principais marcos e impactos gerados, destacando os resultados alcançados.

Mais do que um olhar para o passado, a retrospectiva de 2024 é um convite à reflexão sobre o presente e uma ponte para o futuro, reafirmando nosso lema, missão e valores neste 16º ano de existência da nossa entidade.

Vamos juntos relembrar e refletir sobre um ano que certamente deixou sua marca.

Feliz Ano de 2025 a tod@s!

 

Destaques de 2024: algumas ações ao longo do ano

O Núcleo Memória foi reconhecido como Maior Destaque no Prêmio de Direito à Memória Alceri Maria Gomes da Silva. A cerimônia, realizada no Centro MariAntonia da USP, celebrou sua atuação na promoção de projetos de Direitos Humanos ligados à memória e à verdade em São Paulo. O troféu foi entregue ao diretor-executivo Maurice Politi por Soninha Francine, então Secretária Municipal de Direitos Humanos.

Em 2024, quando se completaram 60 anos do golpe civil-militar, a 4ª edição da Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado reuniu familiares, sobreviventes e militantes. O percurso, que partiu do antigo DOI-Codi/SP em direção ao Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, reafirmou a luta por memória, verdade e justiça. 

Outro marco importante foi a assinatura do Acordo de Cooperação para a instalação do Memorial da Luta pela Justiça, em uma parceria entre o Núcleo de Preservação da Memória Política, a OAB-SP, o Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. A cerimônia contou com a presença de alguns dos 70 ex-presos políticos cujos testemunhos já coletados serão incorporados ao acervo do Memorial.

Ao longo do ano, o Núcleo Memória esteve presente em diversas homenagens, como o ato pelos 55 anos do assassinato de Carlos Marighella, que reuniu companheiros de luta e familiares. Também acompanhou uma comitiva da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos em visita ao antigo DOI-Codi/SP para discutir estratégias para 2025.
 
Além disso, o Núcleo Memória realizou os Sábados Resistentes, Visitas Mediadas ao antigo DOI-Codi e o curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil.

 Essas foram algumas das ações do Núcleo Memória em 2024!

 
ATIVIDADES EDUCATIVAS-CULTURAIS

Visita de Verónica Torras, da Memoria Abierta (Argentina), reforça diálogo sobre memória e direitos

O Núcleo Memória e o Memorial da Resistência receberam Verónica Torras, diretora da Memoria Abierta, para discutir a preservação da memória e os desafios democráticos na América Latina.
Leia mais....

 
Casa de Frei Tito é tombada e se tornará espaço de memória em Fortaleza

A casa de Frei Tito foi tombada em Fortaleza, marcando a vitória da luta de seus familiares pelo reconhecimento do espaço como símbolo de resistência. Leia mais...

 
Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP

O Núcleo Memória realizou a primeira visita mediada de 2025 ao antigo DOI-Codi, destacando a importância da memória e homenageando o ex-preso político Emilio Ivo Ulrich. Leia mais...

 
 
 
PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
Data: 12/02 às 10h, 22/02 às 10h e 26/02 às 14h
Local: Rua Tutóia, 921– Vila Mariana

 

NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 92
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br