Memória em Ação
Maio/23

EDITORIAL

A nota de destaque durante o mês, na área da política econômica, foi a aprovação do novo arcabouço para tentar colocar ordem na bagunça fiscal herdada do governo anterior e, assim, ter uma política econômica que permita, a médio prazo, baixar a inflação e os juros. E, ao mesmo tempo, permitir um nível de investimento compatível com o crescimento necessário para o combate às desigualdades sociais.

A reinserção do Brasil no contexto internacional, fato também visto com desprezo no governo anterior, foi uma atividade que ocupou bastante as autoridades durante o mês que passou. O convite para participar do G7, no Japão, foi muito importante e permitiu um maior contato com as nações mais importantes do mundo, assim como foi a incidência feita pelo Presidente Lula para que se reunissem mais de 12 Chefes de Estado, em Brasília, para reuniões que permitam uma efetiva melhor união continental.

Enquanto isso ocorria, a oposição apostava todas suas fichas num desgaste político do governo com a aprovação de CPIs totalmente artificiais, como a que busca “julgar” as ações do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) ou a que tenta chancelar as decisões tomadas na reorganização dos ministérios. É nítido que essas ações visam apenas desgastar o governo e diminuir a efetividade dos novos Ministérios, principalmente o do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, que incomodam sobremaneira a forte Frente Parlamentar da Agropecuária.

Dentro das empreitadas da direita no congresso, está a aprovação do projeto de lei 490/07 pela Câmara de Deputados, no dia 30 de maio, que estabelece apenas as terras já ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988 como aptas a ter sua demarcação reivindicada. Além de um tremendo retrocesso, a ação representa uma ameaça concreta à proteção e à própria sobrevivência dos povos indígenas.

O Núcleo Memória, junto com dezenas de outras entidades de defesa dos povos originários assim como dos Direitos Humanos, se manifestou publicamente contrário a este projeto, conclamando o Senado a rever esta posição. Esperamos que, seja no Senado Federal ou ainda no STF, essa decisão possa ser revertida em breve.

Finalmente, as boas notícias: ao final do mês também vieram do campo econômico, quando se anunciou um crescimento inesperado no PIB do primeiro trimestre de 1,9% fazendo com que se vislumbre um crescimento de ao redor de 3% para o ano. Lembrando que as projeções do próprio FMI previam que o crescimento do país em 2023 seria de menos de 1%.

Ao lado desse crescimento, conduzido principalmente pelas atividades agropecuárias, um bom sinal é que a inflação alcançou sua menor taxa nos últimos dois anos (0,51% em maio), com um acumulado no ano de 3,12%. Esta baixa da inflação reforça a posição do governo para que o Banco Central possa finalmente decretar uma baixa nos juros, que ainda está fixa em 13,75% por ano, fazendo com que a taxa real seja descontada da inflação, ou seja, de aproximadamente 9%, sendo uma das maiores do mundo.

No mês de maio, nossas atividades continuaram com um ritmo intenso. Tanto no campo da pesquisa para o Memorial da Luta pela Justiça, quanto na condução do Sábado Resistente, da visita mediada mensal ao antigo DOi-Codi, assim como nas rodas de conversa com estudantes e o lançamento do livro “Tempo dos Cardos”, de Celso Horta, publicação da Editora Expressão Popular, escrito por Celso Horta, cujo evento de lançamento teve apoio do Núcleo Memória.

Mais detalhes vocês encontrarão neste Boletim.

Boa Leitura! 



Seja amigo/a do Núcleo Memória - Clique a faça sua doação
 
ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

Núcleo Memória realiza visita mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo

No dia 13/05, o Núcleo Memória realizou mais uma visita mensal mediada ao espaço onde funcionou o antigo DOI-Codi em São Paulo, um Lugar de Memória da ditadura civil-militar (1964-1985). A visita contou com a presença de 30 pessoas, inscritas no programa de visitação disponibilizado em nosso site.

Leia mais...

NÚCLEO MEMÓRIA PARTICIPA

Núcleo Memória realiza roda de conversa com alunos do ensino fundamental no Memorial da Resistência

No dia 26 de maio, o Núcleo Memória, a convite do Memorial da Resistência, conduziu uma Roda de Conversa para um grupo de 22 estudantes, acompanhados por seus professores, da Escola Avenues, de São Paulo.

Leia mais...

Sábado Resistente: Totalitarismos no século XX: Nazismo, Fascismo e Integralismo

Foi realizado no último dia 27, o quarto Sábado Resistente do ano, que teve como enfoque Totalitarismos no século XX: Nazismo, Fascismo e Integralismo. O evento foi de forma híbrida (presencial e online), com transmissão através dos canais do Youtube do Núcleo Memória @nucleomemoria, Facebook do Memorial da Resistência @memorialdaresistenciasp e do Tutaméia @tutameiaTV.

Leia mais...

Homenagem a Celso Horta

No dia 29 de maio, o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo recebeu o evento em homenagem ao companheiro Celso Horta, falecido no dia 21 de abril. Infelizmente, Celso não teve ocasião de ver pronto esse seu último livro, dado que a publicação foi finalizada alguns dias depois de seu falecimento. “Tempo dos Cardos”, publicação da Editora Expressão Popular, foi lançada na ocasião, que contou com a presença de amigos e personalidades da política. O evento teve apoio do Núcleo Memória na sua realização.

MEMORIAL DA LUTA PELA JUSTIÇA

Projeto do Memorial da Luta Pela Justiça recebe avaliação de consultores de pesquisa e museologia

 

Nos dias 4 e 18 de maio, a equipe de pesquisa e museologia do Memorial da Luta Pela Justiça promoveu duas reuniões com renomados consultores de pesquisa para discutir e avaliar o conteúdo do Memorial da Luta Pela Justiça. A iniciativa teve como objetivo assessorar a pesquisa e museologia do projeto, visando proporcionar uma experiência rica e reflexiva na construção deste relevante lugar de memória na cidade de São Paulo.

Leia mais...

PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

17/06, 14h
Sábado Resistente:
Extremismos na contemporaneidade: cultura do ódio e intolerância nas redes sociais
Local: Memorial da Resistência

Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
21/06, 14h
Local: Rua Tutóia, 921
Inscrições abertas!

 
 
 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 92
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br