Memória em Ação
Junho/23

EDITORIAL

Terminamos o mês de Junho com a impactante notícia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral que culminou, por uma votação de 5 a 2, com a decisão de sua inelegibilidade por 8 anos, a partir da eleição de 2022.  Tal fato veio comprovar que, independente da  postura política negacionista de Bolsonaro  durante os fatídicos anos de seu governo, as críticas ao sistema eleitoral, às urnas eletrônicas e ao próprio aparelho judicial, assim como a propagação de fake news e mentiras não são tolerados num ambiente democrático de respeito e tolerância.

Durante o mês que passou, a economia do país continuou dando sinais positivos com previsão de queda no índice de inflação para menos de 0,5% para o mês. Um programa de barateamento de carros populares lançado pelo governo teve o propósito de reaquecer este setor industrial. Enquanto, para estimular o setor agrícola foi anunciado um plano safra recorde com o financiamento de 364 bilhões de reais para apoiar a produção agropecuária e de 77 bilhões de reais para apoiar a agricultura familiar até junho 2024. O destaque deste plano é que ele incentiva o fortalecimento de sistemas de produção ambientalmente sustentáveis. O lançamento deste novo plano safra também serviu de um afago ao agronegócio num momento em que os ânimos do Congresso continuam exaltados com as CPIs dos atos de 8 de janeiro e do MST.

Mas, mesmo empenhados em tornar estas CPIs num instrumento de difamação e cancelamentos em verdadeiros “show de horrores”, o Congresso continuou discutindo mais seriamente a reforma tributária, que tem agora a votação prevista para o mês de julho. A reforma deve simplificar a cobrança de tributos e garantir segurança jurídica para atrair novos investimentos.

Finalmente, o presidente Lula prosseguiu com sua tarefa de tirar o país do ostracismo, a que o governo passado o relegou, com uma importante viagem neste mês a Itália, Vaticano e França, colocando na sua pauta o combate à pobreza, desigualdade social, preservação ambiental e críticas ao fato de estar travado o acordo Mercosul-União Europeia.

Em Junho, as atividades do Núcleo Memória seguiram um ritmo intenso com um Sábado Resistente,  duas visitas mediadas ao ex-DOI-Codi, o prosseguimento de coletas de testemunhos para o  Memorial da Luta pela Justiça e a participação ativa no seminário “O Direito à Memória: o fazer coletivo”, organizado pela Casa do Povo com a presença de mais de 10 membros da Rede Brasileira de Lugares de Memória (REBRALUM) e com outros 12 coletivos de defesa dos Direitos Humanos e preservação das memórias. 

Mais detalhes vocês encontrarão neste Boletim.

Boa Leitura! 



Seja amigo/a do Núcleo Memória - Clique a faça sua doação
 
ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

Sábado Resistente debate direitos humanos e o discurso de ódio

No contexto do tema gerador Totalitarismo e Resistências, foi realizado no dia 17/06 o Sábado Resistente intitulado Extremismos na Contemporaneidade: cultura de ódio e intolerância, às 14h, no Memorial da Resistência. A atividade foi uma continuação da inauguração da obra audiovisual da artista e professora Giselle Beiguelman, denominada Odiolândia (2017), que faz parte do projeto Ocupações Memorial. Além da própria artista e professora Giselle Beiguelman, o debate contou com o psicanalista Christian Dunker e a jornalista Natália Viana, diretora executiva da agência Pública de jornalismo investigativo

Leia mais...

Núcleo Memória realiza visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP

No dia 21/06, o Núcleo Memória realizou mais uma visita mensal mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo, um dos centros clandestinos de tortura e de detenção da ditadura civil-militar. A visita contou com a presença de 19 pessoas, inscritas no programa de visitação disponibilizado em nosso site.

Leia mais…

Núcleo Memória faz programação educativa cultural com alunos da USP

No último dia 29 de junho, um grupo de alunos e alunas do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito da USP foi recebido pelo Núcleo Memória para uma visita mediada no edifício da Rua Tutóia, sede do antigo DOI-Codi em São Paulo. 

Leia mais…

NÚCLEO MEMÓRIA PARTICIPA

Núcleo Memória realiza visita com pesquisadores de espaços de perpetração de crimes contra a humanidade

O Núcleo Memória realizou, no dia 3 de junho, uma visita ao Memorial da Resistência de São Paulo com um grupo de pesquisadores da Rede Internacional de Espaços de Perpetração a Lugares de Memória (Formas de Representação) e do projeto CNPq “Audiovisual e espaços de perpetração: imagens e lugares de memória das ditaduras do Brasil e do Cone Sul”.

Leia mais…

Maurice Politi Participa de evento online: Museus e Resistência

Na quinta-feira (15), às 19h, a TV Resistência Contemporânea apresentou a mesa "Museus e Resistência: a experiência dos lugares de memória em São Paulo", com Maurice Politi, fundador do Núcleo de Preservação da Memória Política e ex-preso político, que apresentou projetos como Memorial da Luta Pela Justiça e as visitas mediadas ao antigo DOI-Codi/SP. A mediação foi por conta de Paulo Cesar Ribeiro, historiador e ativista político.

Clique aqui para assistir.

Núcleo Memória participa do Seminário Direito à memória: fazer coletivo

Nos dias 27 e 28 de junho, o Núcleo Memória participou do seminário “Direito à Memória: fazer coletivo”, realizado pela Casa do Povo, em São Paulo. Representando o NM estiveram o diretor administrativo Maurice Politi, a diretora de museologia Katia Felipini, o historiador e pesquisador César Rodrigues e a assistente administrativa Viviane Mota.

Leia mais…

MEMORIAL DA LUTA PELA JUSTIÇA

Continuação dos trabalhos de Coleta de Testemunhos para o Projeto de História Oral do Memorial da Luta pela Justiça

O Núcleo Memória, através do Projeto de História Oral do Memorial da Luta pela Justiça, realizou a coleta de testemunho de três personagens importantes da história das lutas por justiça no Brasil: Tullo Vigevani, Anivaldo Padilha e James Green.

Leia mais…

PRÓXIMAS ATIVIDADES
 

15/07, 10h
Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
Local: Rua Tutóia, 921

19/08, 14h
Sábado Resistente: Movimentos extremistas no Brasil hoje
Local: Memorial da Resistência

 
 
 
NÚCLEO MEMÓRIA | Av. Brigadeiro Luis Antonio 2.050 • Bloco B cjto 92
São Paulo, SP • (+55) (11) 2306-4801 • Whatsapp (11) 96335-3797
 
 
www.nucleomemoria.com.br