A visita foi conduzida pela diretoria do Núcleo de Preservação da Memória Política (NM), entidade responsável pela implantação do MLPJ, e pelo arquiteto Marcos Cartum, responsável pelo Plano Arquitetônico do projeto.
Ademais de percorrer o local e ouvir relatos sobre acontecimentos históricos nesse lugar tão importante para a memória da cidade e do país, foram apresentados os novos membros do Comitê Gestor nomeados pela OAB-SP – Luís Francisco Carvalho Filho, Maria Teresa Marsicano Rodrigues, Flavio de Leão Bastos Pereira e, como membro consultor, Belisário dos Santos Jr., advogado e ex-Secretário de Justiça do Estado de SP – que, juntamente com os três diretores do Núcleo Memória – Maurice Politi, Katia Felipini Neves e Oswaldo Oliveira Santos Jr. –, têm a reponsabilidade de conduzir o projeto.
Estiveram presentes neste importante encontro Patricia Vanzolini, presidente da OAB-SP; Leonardo Sica, vice-presidente; Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro, José Carlos Dias, advogado, ex-Ministro da Justiça e ex-Presidente da Comissão Nacional da Verdade; Marina Dias, Diretora Executiva do Instituto de Direito de Defesa (IDDD) e outros convidados da OAB-SP. Também esteve no local a equipe de pesquisadores do MLPJ e Carla Tapper, assistente da secretaria executiva da OAB-SP e assistente no projeto do Memorial da Luta Pela Justiça.