No dia 11 de setembro de 2018, completam-se 45 anos do golpe militar chileno que depôs o presidente socialista Salvador Allende e implantou a ditadura militar de Augusto Pinochet. O Chile foi o primeiro país da América Latina a eleger de forma democrática um governo socialista. Salvador Allende, da coalizão partidária Unidade Popular, assumiu o poder no país em 1970 e foi deposto em 1973.
Durante os seus três anos de governo, Allende tentou por meio da via chilena para o socialismo realizar a transição política para o novo regime de forma pacífica.
O seu plano de governo teve como uns de seus objetivos realizar a reforma agrária e nacionalizar os bancos existentes no país. Porém, após um golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet, o Palácio de La Moneda, sede presidencial chilena, foi bombardeado por tropas militares. Ao contrário do presidente brasileiro deposto com o golpe militar, Salvador Allende resistiu até o fim e morreu devido ao bombardeamento. De acordo com a Comissão Valech, responsável por investigar as violações de direitos humanos durante o período, cerca de 40.280 pessoas foram vítimas do autoritarismo militar, sendo mortas ou torturadas. O número também contabiliza os desaparecidos políticos.
A Batalha do Chile, triologia dirigida pelo diretor chileno, Patricio Guzmán, retrata os acontecimentos desse período. Dividido em A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular, o documentário retrata aspectos importantes para compreender o golpe militar que levou o Chile para um de seus períodos mais conturbados de sua história.
Assista online no Youtube:
Parte I - A Insurreição da Burguesia: https://www.youtube.com/watch?v=pgBh5SiIEg4&t=75s
Parte II O Golpe de Estado:
https://www.youtube.com/watch?v=UEw7aL1jjcI
Parte III O Poder Popular:
https://www.youtube.com/watch?v=LoXNBJ2X4Ck&t=927s